BATBASE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

logkane.gif (6041 bytes)


"O verdadeiro homem atrás da máscara se foi"

     Bob Kane, o desenhista do Cavaleiro das Trevas e de seu alter ego Bruce Wayne, infelizmente faleceu numa terça-feira, dia 3 de novembro de 1.998, na Califórnia, aos 83 anos.
     Junto com Superman (uma produção de Jerry Siegel/Joe Shuster), Batman era um dos dois mais bem definidos heróis em quadrinhos - disse o escritor e desenhista Mark Evanier. Numa nota feita pelo Editor-Chefe da DC Comics Jenette Kahn, ele diz: "Bob será extremamente uma grande
falta, mas ele deixou um legado que manterá sua memória sempre viva". Além disso ele também deixará arqui-inimigos como o Coringa, Charada, Duas-Caras, Mulher-Gato e Hera

Venenosa entre outros órfãos, assim como o valente Menino-Prodígio, Robin (Dick Grayson).
     Bob Kane criou Batman em 1939, e fez seu debut no mesmo ano na revista Detective Comics 27. Este Batman era uma figura sombria que combatia o crime em sua cidade, Gotham City.
     Das séries de filmes dos anos 40, ao seriado de 1960, Batman chegou às telas do cinema com grandes orçamentos, tendo vários atores vestindo a máscara do Cavaleiro das Trevas, como Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, não esquecendo de Adam West que foi um dos mais conhecidos, atuando no seriado de 1960.
     O Cavaleiro das Trevas ainda chegou a virar desenho animado em 1990.
     Bob Kane serviu de consultor em todos os filmes do Batman para o cinema, como em Batman & Robin (1997), Batman Forever (1995), Batman Returns (1992) e Batman (1989).
     Bob Kane nasceu em 1915 em New York.
     Ele deixou uma esposa e uma filha.


     "Podemos dizer que sempre que você olhar para a face do Batman, você verá a face de Bob Kane, como uma ligação mais do que forte entre a criação e seu criador. Com certeza nunca esqueceremos deste grande desenhista".
Renato C. Araujo (Presidente da BATBASE).